Bem Vindos

Me leia e me indique para seus amigos e conhecidos. Me divulgue. ^.^

Seguidores

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Exposição Cosplay é destaque na XVII CIENTEC – Feira de Ciência e Tecnologia da UFRN

Durante a semana da XVII Cientec, do dia 17 a 21 de outubro, um dos stands que mais chamou a atenção do público foi, sem dúvida, o do Shõten Cosplay em conjunto com o Yujô Fest.

Quem passou por lá não perdeu a oportunidade de experimentar algumas fantasias de personagens e adereços como espadas, chapéus, máscaras, entre outros.


O cosplay é uma atividade lúdica que consiste em fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional. Entretanto, além de vestir-se conforme o personagem, o cosplayer (participante ou jogador dessa atividade) precisa representar e interpretar. É um jogo praticado principalmente por jovens fãs da cultura japonesa, como animes, mangás, personagens de videogames ou de grupos musicais.

O nome Cosplay vem da abreviação das palavras de origem inglesa “costume play”, cujo significado é “representação de personagem a caráter”.

Apesar de atualmente ser bastante inspirada pela cultura japonesa, é uma prática que não nasceu no Japão, chegando ao país somente na década de 80.

No Brasil, essa prática ganha cada vez mais adeptos, inclusive para representar o país na maior competição mundial do gênero, o WCS – World Cosplay Summit. O evento é realizado no Japão anualmente e já consagrou três vezes o Brasil como campeão mundial, em 2006, 2008 e 2011.



O Yujô Fest nasceu em 2009, a partir do Yujô Anime Mangá Clube, existente desde 1998, com o intuito de mostrar uma nova linguagem proveniente da cultura japonesa. “Apesar de aqui no Brasil ser classificada como uma cultura violenta, não é bem assim”, afirma Daniel Garcia, diretor geral do Yujô Fest. “Não é bem assim que deveria ser interpretado, pois existem animes japoneses de diversas temáticas: drama, romance, comédia, terror, ficção científica, ação, entre outros”, completa Daniel.

A primeira edição do Yujô Fest aconteceu em 2009 e a terceira edição, em 2011, contou com uma excelente infra-estrutura, mostrando que o evento tem alcançado cada vez mais a aceitação do público em geral. Aliás, uma das preocupações dos organizadores do festival é agradar a maior quantidade de público possível, por isso, existem diversas áreas dentro do evento além do cosplay como, por exemplo, jogos eletrônicos, jogos estratégicos (tabuleiro, de cartas e RPG), palestras e workshops, jogos dinâmicos, música, com show de bandas e animekê, onde as pessoas podem literalmente soltar o gogó, desde que seja em japonês.



Vale salientar que o evento só é possível, através de parcerias com empresas, seja na forma de apoio ou patrocínio. Este ano, porém o festival foi beneficiado com o Fundo de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Natal.

A prática dessa modalidade ganhou outro incentivo no estado com a criação da “Liga RN de Cosplay”, que surgiu em 2005 através da iniciativa de fãs que queriam popularizar a cultura japonesa. O coordenador da Liga e diretor do setor cosplay do Yujô Fest, Hilário José, mais conhecido como “Orphen”, disse que o objetivo da Liga RN é “juntar as pessoas que gostam desse hobbie e aumentar o nível de cosplay em Natal”.

Devido ao crescimento do cosplay no estado, alguns fãs dessa modalidade viram a oportunidade de transformar o hobbie em atividade profissional e tiveram a idéia de abrir uma loja especializada em confeccionar roupas de personagens sob encomenda, a Shõten Cosplay, que já fez 27 roupas até o momento e está aberta a novos pedidos.

Aos fãs e curiosos que quiserem conhecer mais sobre o assunto, basta acessar o site do festival, www.yujofest.com.br ou seguir pelo twitter no @YujoFest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário