Bem Vindos

Me leia e me indique para seus amigos e conhecidos. Me divulgue. ^.^

Seguidores

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jogo Justo acontecido em: 22 de maio de 2011



E eis que chegou o grande, esperado e polêmico dia! 29 de Janeiro de 2011 foi o início de uma iniciativa que promete melhorar significativamente a situação do mercado de jogos eletrônicos no Brasil. E na boa? Só isso mesmo pra me fazer publicar post num sábado (todo mundo que me conhece sabe que odeio blogar no fim de semana, hehe).
Durante o dia todo de ontem o Nota Zer0 Games cobriu as ações e eventos do Jogo Justo, em parceria com o blog Nintendo Blast. Às 9 da manhã foi dada a já famosa palestra sobre o Jogo Justo e sua importância, ministrada por Thiago Barreto. Mais tarde, às 14 horas, houve o início das vendas em 3 lojas aqui da cidade: Miranda Computação (que focou suas vendas nos games para PC), Magic Games (que ofereceu os 3 principais consoles de mesa, seus jogos e acessórios) e Ovni Game Shop (que vendeu exclusivamente os consoles portáteis e seus games).
Confira após o salto como foi toda a movimentação do Dia do Jogo Justo em Natal, RN.
  • PALESTRA DO JOGO JUSTO
Daniel ajeitando o microfone para começarem a palestra e eu de olho no que ele fazia
Thiago começou abordando a questão da pirataria, tão debatida por quem se interessa o mínimo por games e por outras formas de entretenimento. Ele falou sobre a inegável faceta da pirataria que de certa forma democratiza o acesso a diversas formas de entretenimento pelos consumidores menos abastados e até mesmo acaba criando formas indiretas de propaganda, tornando os produtos conhecidos e em muitos casos mais vendidos (Tropa de Elite que o diga), mas também salienta o lado obviamente nocivo dessa prática. Inclusive ele citou o caso do jogo Megaman: Maverick Hunter X (para PSP), que embora tenha sido aclamado pela crítica, foi um fracasso nas vendas por ter sido lançado na mesma época em que os hackers quebraram a segurança do Playstation Portable, fazendo com que a Capcom amargasse prejuízos e desistisse de criar remakes do restante da série X da franquia Megaman.
Também se discutiram outras consequências bem conhecidas da pirataria, como a dificuldade de empresas do ramo dos games se estabelecerem e conseguirem espaço no mercado de um país, gerando diversas formas informais que um empresário precisa adotar para sua loja sobreviver. Citou exemplos de diversas lojas que no princípio eram legalizadas, mas que posteriormente passaram a vender jogos piratas e desbloquear consoles para evitar a falência, enquanto outras simplesmente não resistiram e fecharam suas portas aqui na cidade.
Thiago falando do Jogo Justo
Com relação ao projeto em si, uma questão deveras interessante foi levantada: Por mais que um projeto como o Jogo Justo seja bem intencionado, é importante lembrar que videogames são sim artigos supérfluos, não são essenciais para ninguém (Você vive perfeitamente sem videogames, mas não vive sem feijão e arroz, medicamentos e boas escolas, certo?). E o Governo Federal sabe muito bem disso. De forma que é muito mais fácil haver uma renúncia fiscal (diminuição de impostos) no setor de Saúde ou de Educação do que no setor de Entretenimento ou equivalentes. Isso posto, Thiago fez um apelo para que os gamers se conscientizem da importância de mudar a mentalidade e deixar de usar produtos falsificados e optar pelo jogo original, para que o Governo veja que há um potencial para o crescimento desse mercado.
Foram demonstradas também diversas iniciativas brasileiras de games, incluindo grandes sites nacionais especializados em games, revistas digitais e impressas de jogos e de gamedev e até mesmo portais do calibre do Kotaku ganhando versões brazucas, além de sites de universidades, projetos de gamedev e de comercialização de games. Meu amigo Sergio Oliveira também tomou a voz para representar o Nintendo Blast (do qual ele faz parte), conhecido site especializado nos produtos e franquias Nintendo e que também apóia fortemente o projeto Jogo Justo.
Por último, mas não menos importante, o organizador do Yujô Fest Daniel “Danielvis” deu diversos detalhes a respeito da edição 2011 do evento, que contará com a presença de dubladores famosos, exibições de animes e diversas outras manifestações da cultura pop japonesa, além de uma ampla área dedicada aos games, organizada pelo Thiago Barreto, que também faz parte da organizaçao do Yujô. Segundo ele, tal área de jogos será o primeiro passo para a criação do Yujô Gamer, que tem o objetivo de transformar a cidade do Natal em uma importante referência no cenário de games e gamedev.
Daniel falando do Evento Yujô Fest que agora irá para a sua quinta exibição
Ainda não há data e local exatos, mas foi divulgado que o Yujô Fest será realizado no mês de maio aqui em Natal, RN.
  • AÇÃO DE VENDAS NAS LOJAS
Após o fim da palestra já fomos direto para a Magic Games, onde as vendas do Dia do Jogo Justo começariam oficialmente. Ao descermos do carro demos de cara com umas 30 pessoas mais ou menos esperando na porta da loja. Confesso que achei que não ia chegar muito mais gente do que isso e os acontecimentos que se seguiram simplesmente calaram minha boca.
Como éramos parte da imprensa, pudemos entrar na loja um pouco antes (a loja só abriria ao público às 14 horas) para nos prepararmos para a cobertura. Eu e a equipe potiguar do Nintendo Blast (o Sergio, a Aline Rayane e o Thiago Abreu) tiramos várias fotos, batemos um papo com os vendedores e até ajudamos um pouquinho na arrumação de uns poucos itens a serem vendidos. Além disso, trocamos ideias com o gerente da Magic Games e com o embaixador potiguar do Jogo Justo Thiago Barreto. Inclusive ficamos bastantes surpresos quando demos de cara com um Xbox 360 com Kinect a disposição dos visitantes! E é claro que nos divertimos bastante com ele também. =)
Aí eu tive a ideia de tirar umas fotos do movimento lá fora. Vocês deviam ter visto a minha cara quando tirei a primeira dessas fotos aí embaixo:
O primeiro Jogo Justo em Natal e esta era a movimentação do lado de fora da loja. Inicialmente estava na fila, mas Daniel me colocou lá dentro. É o mal de nesta época ainda não ser da equipe.

Ainda não tinha chegado, mas já tinha uma multidão as oito da manhã!!!

Havia um único local para fugir do sol e quando cheguei, foi onde fiquei, até Daniel me colocar pra dentro.


E isso aí só na frente da loja! A fila foi até quase a parte de trás do estabelecimento!
Geralmente eu sou bem boca suja, mas dessa vez terei que pedir desculpas aos caros leitores, pois não sei como me expressar de outra forma: mermão, DEU GENTE PRA CARALHO! Perto do fim do evento foram contabilizados mais de 300 gamers marcando presença e comprando seus jogos, consoles e acessórios originais com o orgulho de ser um gamer estampado no peito!
E esse montão de gente não foi a toa! Muitos produtos acabaram em pouquíssimo tempo, deixando uma boa parte dos presentes chupando dedo. Pra vocês terem uma ideia, 6 unidades do Playstation 3 simplesmente voaram em cerca de 10 minutos! Sem contar títulos badalados que também acabaram rapidinho, como Call of Duty: Black OpsGran Turismo 5 e vários outros.
E pra animar ainda mais o clima rolou a presença de um DJ que tocava game music e outras músicas legais e até mesmo a presença de duas garotas cosplayers, que interpretavam a Sakura e a Chun-Li deStreet Fighter (vistas na foto acima), abrilhantando o recinto!
Infelizmente só fiquei sabendo um tempinho depois que na verdade as vendas tinham começado simultaneamente nas 3 lojas, então não pudemos cobrir o movimento em todos os locais, focando apenas na Magic Games. Mas ainda demos uma passadinha pra tirar algumas poucas fotos da Miranda Computação e da Ovni, sendo que esta última loja também havia sido invadida por mais cosplayers!
A esquerda está M0ska e á direita acho eu que é Leo.

Todas as nossas fotos estão disponíveis nas 3 galerias de imagens disponíveis no fim do post.
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS
E esse foi o Dia do Jogo Justo aqui na cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Um evento que trouxe gente até mesmo de fora do estado para comprar seu jogo original, marcar presença no evento e demonstrar tanto o orgulho de ser gamer quanto a insatisfação quanto ao descaso do Governo para com os impostos abusivos nos jogos eletrônicos.
No entanto, é importante lembrarmos de 3 coisas muito importantes:
  1. O Dia do Jogo Justo não é apenas uma promoção e sim parte de uma iniciativa maior que objetiva diminuir de forma definitiva a tributação sobre os videogames;
  2. Embora comprar jogos a preços baixos seja maravilhoso, também devemos lembrar da importância de fazer o mercado brasileiro de games crescer de outras formas, como o incentivo à fabricação dos jogos e consoles aqui dentro do país e não apenas importando produtos do exterior. Além disso, profissionais das áreas de desenvolvimento de software também poderiam entrar de cabeça no ramo do gamedev para que mais e mais prodígios como o Taikodom: Living Universe se tornem realidade;
  3. Talvez o Projeto jogo Justo e todo esse movimento que aconteceu no país nos últimos meses nem fosse necessário, se nós jogadores (obviamente eu incluso) não tivéssemos sucumbido à pirataria em todos esses anos. Sei muito bem dos motivos da pirataria ter prevalecido e matado nosso mercado, mas creio que vocês concordarão comigo que um belo primeiro passo é a conscientização, certo?
Bem é isso. O tão esperado dia acabou finalmente. Resta apenas aguardar o Moacyr reunir as estatísticas de venda necessárias e dar prosseguimento ao seu plano de convencer o Governo a se sensibilizar e reduzir os impostos. Mas creio que o mais importante agora é manter os pés no chão, parar ao menos um pouco com o hype e – principalmente – cobrar mais ações do Jogo Justo.
Que esse projeto não sirva somente pra vender jogos e sim pra que realmente o mercado de games brasileiro ressurja tal qual uma fênix, advinda das cinzas da pirataria. E que futuramente possamos trabalhar com gamedev, vender o fruto de nosso trabalho, estabelecer empresas no nosso território e atrair boas empresas estrangeiras para cá também… Mas principalmente para que videogame deixe de ser coisa de playboyzinho endinheirado e um pai de família possa dar um presente mais vistoso para o seu filho.
Enquanto isso não acontece, #jogojusto neles!
Hoje fui à palestra do #Jogojusto, e foi bastante interessante, conheci uma galera legal que curte games aqui em Natal, descobri sites e blogs de games e eventos que aconteceram na cidade.
Vou colocar umas fotos da galera reunida!





kkk.
Foi muito legal. 
Espero ver todos novamente no yujô fest. Um evento de cosplay que terá dia 09 e 10 de julho 
Depois explico melhor sobre o evento.
Vlw