Bem Vindos

Me leia e me indique para seus amigos e conhecidos. Me divulgue. ^.^

Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Apagão atinge o Nordeste; luz começa a retornar nas cidades


 Claudio Leal

Um "apagão" atingiu o Nordeste na noite desta quinta-feira (03). Nas redes sociais, os internautas comentam e postam fotos da escuridão que afetou Salvador, Aracaju, Recife, Maceió, João Pessoa, Fortaleza, Natal e municípios do interior dos Estados - de acordo com levantamento de Terra Magazine, nesta madrugada. Por ora, não há informação oficial sobre o blecaute, mas prosseguem relatos desencontrados sobre a sua extensão.


Segundo posts no Twitter, aos poucos a luz retorna em Fortaleza; em Salvador, às 02h10 (horário de Brasília), alguns pontos voltaram a ficar iluminados. O mesmo ocorre em outras cidades nordestinas, como Aracaju.


Alguns dos milhares de tweets:

"@RayssaPereira @Leo_kuboo NÉ ,parece que onde tá tendo luz é Piauí e Maranhão. estou me sentindo em uma das cenas de duro de matar 4,0 HAHA aloca #apagão"".


"@oscarguedes Em Natal/RN, ainda tudo no escuro!!! Será que a "matriz" do apagão foi no Rio Grande do Norte? Pois Bahia já voltou, Ceará também..."


"@_jamesrusso Teresina e São Luis estão com energia."


"@luwanderley Q horror! RT @HugoGloss: Salvador também. RT @Hqsc: RT @bqeg: Recife, Joao pessoa, natal e fortaleza NO ESCURO. #apagao"


"@DiegoGomesss Só breu por toda a orla de Maceió!" "@maria_fro @bob_fernandes twitteiros de Teresina informam que em Teresina não faltou energia elétrica.


"@jair_avlis #apagao geral em todo Ceará... 2012 ??"


"@maryzaidan Balanço do tuiter sobre o apagão: Bahia (Salvador, litoral e interior), Recife estão sem energia há mais de duas horas. Fortaleza voltou."


" @Cardoso Tudo escuro no Nordeste. Ninguém é de ninguém, tá começado o Carnaval! #Brasil #Apagão" "@kelinesoares @BetoMafra @fabianotomy @maria_fro quase todo o NE esta sem luz, exceto do Piauí e Maranhão. Estou em PE"


"emersonanomia Confirmadíssimo. Ainda oscilando, mas voltou :) RT @bruxaOD: Luz começa a voltar em Fortaleza. confirma, @emersonanomia ? #apagão".


A cidade do Salvador (BA) sofreu o apagão por volta das 23h do horário local. Da Cidade Baixa a Itapoã, estão iluminados somente os prédios com geradores. Às 23h30, Porto Seguro, no sul baiano, também caiu na escuridão. Idem a cidade de Senhor do Bonfim. Terra Magazine conversou com moradores de diversos pontos da capital: Bonfim, Itaigara, Jardim Armação, Aflitos, Barra, Rio Vermelho, Pituba - em nenhum havia luz.


Um dos principais eventos do calendário da cidade, o Festival de Verão funciona com geradores. A cantora Ivete Sangalo se apresenta nesta noite.


O governo federal ainda não se pronunciou sobre o apagão. Às 1h50, no ministério de Minas e Energia, ninguém atende os telefones.

Terra Magazine








Apagão no Nordeste causa cancelamentos no Aeroporto de Natal

Um voo foi transferido para Fortaleza e dois foram cancelados, diz Infraero. 

Demais aeroportos da região operaram normalmente durante a madrugada.
O apagão que atingiu oito estados do Nordeste entre a noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta-feira (4) prejudicou as operações no Aeroporto de Natal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com a Infraero, um voo que pousaria em Natal precisou ser transferido para Fortaleza e outros dois voos foram cancelados. Os transtornos ocorreram porque os geradores do aeroporto demoraram para entrar em funcionamento. O aeroporto já opera normalmente, segundo a Infraero.

Os voos nos demais aeroportos do Nordeste fluíram normalmente durante a madrugada. Eventuais atrasos e cancelamentos, segundo a Infraero, foram causados por outros motivos.

No Aeroporto de Fortaleza, dos 29 voos previstos para decolar até as 10h (horário de Brasília), dois 2 ( 6,9%) registraram atraso superior a 30 minutos e não houve cancelamentos.

No Recife, dos 27 voos programados, três (11,1 %) atrasaram e um (3,7%) foi cancelado. No Aeroporto de Salvador, três voos (7,3%) registraram atraso e dois (4,9%) foram cancelados, dos 41 previstos.

Em Ilhéus (BA), João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Maceió e Teresina não há registro de atrasos ou cancelamentos até as 10h desta sexta. Em Petrolina (PE), apenas um voo foi cancelado no período.

Apagão

A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. A informação é do diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.

De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas.

A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que está em processo de apuração do ocorrido e deve se manifestar ainda nesta sexta sobre as causas do apagão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que aguarda um relatório detalhado do ONS para fornecer informações oficiais sobre o apagão.









Tombamento em linha de transmissão gera apagão em 21 cidades do RN

Publicação: 04/07/2012 18:06 Atualização: 04/07/2012 18:13
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR


Um acidente envolvendo a estrutura de uma linha de transmissão de energia elétrica da Cosern no bairro Planalto, Zona Oeste, gerou um apagão em 21 municípios da região sul do Estado desde às 12h desta quarta-feira.

Segundo a Cosern, o tombamento foi provocado pela erosão em uma área de duna localizada no bairro do Planalto. Com isso, foi interrompido o fornecimento de energia para cidades como Macaíba, São José do Mipibu, Monte Alegre, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Nova Cruz.

Equipes da companhia estão trabalhando para a recuperação da estrutura e a previsão é de que até às 20h30 o fornecimento de energia seja reestabelecido.
FONTE: DN Online

FLIQ

Evento de 2011


Fazer um evento juntando literatura e quadrinhos, e realizá-lo paralelo à CIENTEC (Feira de Ciência e Tecnologia da UFRN), foi uma aposta certeira de Rilder Medeiros, Osni Damásio e Francisco Alves. O Pavilhão da FLiQ (Feira de Livros e Quadrinhos de Natal) recebeu 90 mil pessoas ao longo de cinco dias de evento. Havia momentos em que era praticamente impossível trafegar no pavilhão, mas ainda assim o ar condicionado aguentou o tranco e não deixou ninguém ficar suado.
Pela primeira vez em nosso Estado, a arte sequencial foi tratada como uma mídia em si, trazendo profissionais de renome nacional e internacional para debater, apresentar seus trabalhos, ministrar oficinas e fazer lançamentos de HQs, não esquecendo dos artistas locais, que tiveram presença garantida no estande mais movimentado da FLiQ, além de ministrarem oficinas com conceitos básicos de roteiro, criação de personagem, desenho, arte-final e animação. A procura pelas oficinas foi grande e os alunos estavam ávidos em aprender como se faz uma HQ ou uma animação. A maioria era professor da rede pública (municipais e estaduais). Destaco aqui o empenho de alguns alunos, como o Tito, que fez todas as oficinas disponíveis.
Os colecionadores e fãs de quadrinhos não se continham de tanta alegria ao poder pegar autógrafos, sketches, tirar fotos e conversar com Spacca, José Aguiar, Rafael Coutinho, Geraldo Borges, Luyse Costa e João Henrique Lopes. Todos os convidados foram super gentis e bem humorados, e estavam loucos pra conhecer nossos quadrinistas, também. Houve aquela tão saudável troca de trabalhos, que muitas vezes não chegam facilmente às mãos de quem mora nas regiões Sul e Sudeste. Spacca e Aguiar, inclusive, mencionaram em suas palestras a importância dos eventos de quadrinhos em várias regiões do Brasil, pois são valiosos momentos de intercâmbio de ideias entre os artistas.
Foi bacana rever vários clientes da GHQ, como Jonas, Tupayba, Lúcio, Fernanda, o colecionador Nássaro Nasser, o Prof. Carlos Negreiro, e conhecer entusiastas da arte sequencial, como o Dyego Saraiva e o Renato, bem como a Prof. Dra. Cellina Muniz, que organizou um livro excelente com textos acadêmicos analisando os diversos fanzines produzidos no Brasil. Ouvir só comentários elogiosos sobre a FLiQ, desse pessoal todo, foi maravilhoso, pois eu vesti a camisa mesmo por vocês; pelo público que eu sabia existir aqui e que merecia um evento como esse.
Para os empresários que duvidaram da FLiQ, mostramos que fazer um evento agregando mídias, ao invés de segregar, atrai mais pessoas. Tanto que o público foi deveras heterogêneo, dos 8 aos 80 mesmo. Trouxemos mestres da literatura contemporânea brasileira, como Mário Prata e Fabrício Carpinejar, que dividiram o espaço com mestres e jovens talentos da arte sequencial e dubladores aclamados em todo o Brasil; além disso, atraímos os cosplayers, com um concurso bacana, que deixaram o pavilhão da FLiQ mais bonito e colorido, e puderam mostrar que seu trabalho é uma arte. Também estiveram presentes no pavilhão, o cosmaker e cosplayer pernambucano Dário Filho (trouxe inúmeros acessórios e camisetas para vender), cordelistas, diversos sebos de Natal, e algumas livrarias, como a Nobel, que selecionou ótimos títulos de quadrinhos. E o estande dos quadrinistas potiguares contou com duas participações especiais, o boardgamer Tendson Arthur (que levou uma pequena amostra de sua coleção, explicando aos curiosos um pouco sobre o incrível universo dos jogos de tabuleiro) e o empreendedor Manassés Filho, dono da comic shop Comic House, de João Pessoa (ele fez uma seleção de HQs nacionais massa, como Blue Note, do Shiko, A Balada de Johnny Furacão, do Sama, Taxi, de Gustavo Duarte, além de dois títulos de HQs francesas, editados pela Marca de Fantasia: Gêneses Apocalípticos + Os inefáveis, do Lewis Trondheim, e Quando tem que ser, do Killofer).
Obviamente enfrentamos problemas, como todo primeiro evento. Principalmente no tocante à estrutura das oficinas e à acústica (as bandas que tocaram no Circo da Luz atrapalharam diversas palestras e mesas-redondas no auditório da FLiQ). Algumas atrações tiveram mudança de horário e/ou local, o que desagradou a algumas pessoas, mas estamos anotando todos os erros para que possamos, em 2012 (se os patrocinadores permitirem), fazer um evento ainda melhor.
Agradeço a Rilder Medeiros (e a toda a equipe da Oficina da Notícia) por acreditar e somar forças para que a FLiQ acontecesse, me dando oportunidade de fazer parte da organização e acatando minhas sugestões. Agradeço também ao pessoal do Yujô Fest (Danielvis, Hilário, Sílvio, Illyana), que tem know how suficiente em eventos de cultura japonesa, e deu suporte para que o setor de quadrinhos da FLiQ ficasse mais diversificado. Foi uma semana cansativa para todos, mas totalmente gratificante.
A FLiQ deixou de ser um sonho para se tornar realidade, sendo bem aceita na cidade. Espero que entre para o calendário cultural de Natal e se torne atração anual.
OBS: o registro que o Spacca fez da FLiQ e dos quadrinistas potiguares foi sensacional. Muito obrigada pelo carinho!

GALERIA FLiQ

 
José Aguiar e Spacca autografando no Espaço do Autor
 
Joseniz compenetrado na oficina do José Aguiar
 
Spacca sendo entrevistado pelo pessoal da TV Ponta Negra
 
Olha o Cabral aí, gente!
 
Lula Borges exibiu seu curta animado e falou sobre o processo de produção do mesmo
 
Prof. Alessandra Ferreira relatando sua experiência com HQs em sala de aula
 
Spacca desenhou muito em sua palestra
 
Márcio Coelho (1° ganhador da promoção PortalGHQ)
 
Yujô na área!
Daniel Garcia [ Diretor Geral do Yujô Fest], Kercia e Vinícios
 
Rafael Coutinho no Espaço do Autor
 
Rafa e Mário Prata em momento tietagem
 
Rafa explicando o que é graphic novel pro pessoal
 
Aguiar e Marcos Guerra no estande dos quadrinistas potiguares
 
Geraldo Borges no Espaço do Autor
 
A concorrida oficina do Spacca
 
Flagrante do escritor Joca Terron enviando SMS
 
Rafa todo feliz ao receber um exemplar do Anchietinha, da Luyse Costa
 
Caricatura de Spacca, Aguiar e Rafa feita por Wanderline
 
Ivan Cabral, Miguel Rude e Brum atentos à leitura das imagens
 
João Henrique Lopes no Espaço do Autor
 
Giovana fazendo caricatura no estande dos quadrinistas potiguares
 
Giovana e Paulo falando e mostrando os melhores materiais para desenho
 
Wendell, Gabriel e Geraldo: eles ainda vão conquistar o mundo
 
Com vocês, o GRUPEHQ!
 
Geraldo Borges, Alex de Souza, Manassés Filho e Rafa
 
Um pit stop na pizzaria Reis Magos
 
Ana Júlia, a mais jovem “flicante” (olha o papai Brum todo orgulhoso)

FONTE:  GHQ 

 

 

FLIQ traz oficina de criação no primeiro dia da CIENTEC

Palestrante dá dicas sobre como criar personagens e fala sobre produção em quadrinhos

Por Alice Andrade

A CIENTEC 2012 deu início às suas atividades nesta terça-feira (23) com várias programações nos pavilhões. Entre elas, a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ) trouxe uma oficina sobre criação de personagens no auditório do estande da Feira das 8h30 às 11h30, na qual Diórge Trindade, roteirista e autor do faroeste em quadrinhos Kajun, trouxe ensinamentos a respeito da criação de personagens.
O roteirista deu destaque à importância de mostrar o trabalho criado para pessoas próximas, de modo a ter uma análise prévia sobre como será a recepção do público. Ele conta que pede a opinião de amigos e da esposa, Naara Martins. A ajuda dela é de extrema importância dentro do processo de criação.

Oficina de criação de personagens aconteceu no auditório do pavilhão da FLIQ (Alice Andrade/Agência Fotec)

Naara Martins diz que sempre opina no trabalho do marido e sabe analisar criticamente o que é bom ou ruim. Ela contou que são casados há um ano e, desde então, ela está sempre presente nas criações de Diórge Trindade.

Naara Martins , esposa do palestrante, disse que ajuda na análise de suas criações (Alice Andrade/Agência Fotec)

Além disso, o autor de quadrinhos também falou sobre qual é a imagem de um brasileiro que tem reconhecimento internacionalmente dentro do contexto da produção de quadrinhos. “Quando você faz sucesso em nível internacional, ou é porque você é brasileiro e seu trabalho é exótico ou é porque sua história tocou todo mundo.”, concluiu.
Ana Marques, estudante do curso de Design da UFRN, estava entre os participantes da oficina e disse que seu interesse por quadrinhos surgiu desde a infância. Suas expectativas para o evento são, segundo ela, as melhores, pois a temática de criação de personagens a interessa bastante. “Tudo que envolva quadrinhos, histórias, personagens e conflitos me faz ficar completamente interessada.”, disse ela.

FONTE: FOTEC


FLIQ PROGRAMAÇÃO GERAL

Programação Parcial (A programação será inserida diáriamente no site.)

>> Para visualizar a Programação dos EVENTOS PARALELOS (Seminários, Semanas, Simpósios, etc) veja o final da página.

>> Para visualizar a Programção da CIENTEC Cultural acesse: nac.ufrn.br/cienteccultural



Abaixo a programação da CIENTEC por dia e horário.

DIA 23 DE OUTUBRO 2012 (TERÇA)

08:30 - Recepção Hall da Reitoria. Banda da E.E. Profa. Josefa Sampaio.
08:30 -  FLIQ –  Oficina: “Criação de Personagem” com o instrutor Diorge Thomas.
09:00 - Conferência de abertura. Local: Auditório da Reitoria - Quarteto de Saxofone UFRN.
09:15 - Conferência Oficial de Abertura da CIENTEC. Palestra "Energias Renováveis e Mudanças Climáticas" - Professor Luiz Carlos Baldicero Molion.
13:00 - Exposição NANOART. Local: Centro de Convivência UFRN.
14:00 – FLIQ -  “Projeto Visualizando Citações - literatura e quadrinhos” com Milena Azevedo, Brum, Juscelino Neco e Wanderline Freitas.
14:00 - "Polícia em comunidade: Atividade especializada da policia e a produção de conhecimentos" – Palestrantes: Alunos Oficiais da Polícia Militar / Orientação: Capitão da Polícia Militar Marcelo Messias Litwak. Local: Auditório Multiuso Praça Cívia UFRN.
15:30 –  FLIQ – “Jogos de tabuleiro literários” com Tendson Artur.
17:00 – FLIQ -  “Projetos da MSP” com Sidney Gusman, Williandi e Márcio Coelho.
17:00 – FLIQ – Lançamento do livro "Auta de Souza" de Jackson de Figueiredo, no Stand do Sebo Vermelho.
18:30 – FLIQ -  Abertura oficial da II FLiQ, Lançamento do Prêmio Quadrinhos Petrobras,  Anúncio dos vencedores do VI Prêmio Cosern Literatura de Cordel.
19:30 - FLIQ – Bate papo:  Getúlio - dos anos de formação a conquista do poder - Lira Neto com Vicente Serejo.
19:00 – FLIQ –  Relançamento das Edições da Maturi.
20:00 – Lançamento do Livro “A arte de nascer” com Carolina Damásio e Drika Duarte.
20:00 - Abertura Cultural com Quinteto Violado. Local: Praça Cívica.
20:30 - FLIQ – Bate papo : Marcelino Freire com Patrício Jr.

DIA 24 DE OUTUBRO 2012 (QUARTA)

08:00 - A Docência em Sala de Aula na EJA: Apredizagens no Processo Formativo. Local: Auditorio do Núcleo de Ensino Infantil - NEI/UFRN.
08:00 - I Simpósio de Neurociência da Linguagem do Instituto do Cérebro. Local: Auditório Raimunda Germano - Departamento de Enfermagem UFRN.
08:00 - Exposição NANOART. Local: Centro de Convivência UFRN.
08:00 – FLIQ - Oficina: “Roteiro” com a instrutora Milena Azevedo.
10:00 – FLIQ -  Sessão de autógrafos com o escritor Vandeberg Medeiros.
13:30 – FLIQ – Oficina: “Criação de personagem” com Flávio Luiz.
14:00 - Repensando as Clínicas e Hospitais Universitárrios Enquanto Espaços Pedagógicos. Local: Auditório do Departamento de Odontologia UFRN.
14:00 - III Ciclo de Palestra em Tecnologia da Informação. Local: Auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - NEPSA
15:00 – FLIQ – Bate papo: O universo dos quadrinhos com Sidney Gusman e Milena Azevedo.
15:00 - "Cronologia da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte" com  o Coronel da Polícia Militar  Angelo Mário de Azevedo Dantas – Diretor de Ensino Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Local: Auditório Multiuso Praça Cívica UFRN.
16:00 - Os Megaeventos Esportivos: Impactos e Legados. Local: Auditório do Departamento de Psicologia UFRN.
16:00 – FLIQ -  “Independência é Vida!” com Henrique Magalhães (Marca da Fantasia), Flávio Luiz e equipe da K-Ótica
16:00 - "Polícia em comunidade: Atividade especializada da policia e a produção de conhecimentos" – Palestrantes: Alunos Oficiais da Polícia Militar. Orientação: Capitão da Polícia Militar Marcelo Messias Litwak. Local: Auditório Multiuso Praça Cívia UFRN.
17:00 – FLIQ – Lançamento do livro "Zila Mamede - Memória Viva", Org. Carlos Lyra, no Stand do Sebo Vermelho.
18:00 – FLIQ - Homenagem a Moacy Cirne: desbravador da pesquisa sobre história em quadrinhos, com Moacy Cirne, Henrique Magalhães, José Veríssimo e Sidney Gusman.
19:00 - FLIQ – Sessão de autógrafos com os autores da CJA Edições: Cleudivan Jânio, Edivan Silva e Francisco Canindé.
20:00 – FLIQ - Sessão de autógrafos e sketches com Sidney Gusman, Flávio Luiz e Henrique Magalhães.

DIA 25 DE OUTUBRO 2012 (QUINTA)
08:00 - Exposição NANOART. Local: Centro de Convivência UFRN.
08:30 - FLIQ – Oficina: “Desenho” com o instrutor: Wendell Cavalcanti.
13:00 - Distúrbios Renais: Assistência de Enfermagem. Local: Auditório Raimunda Germano - Departamento de Enfermagem UFRN.
13:30 - Análise da Degradação do Rio Doce no Município do Natal a partir da Interação Sócio-ambiental. Local: Auditorio do Departamento de Psicologia.
14:00 – FLIQ -  Aula “Processo de Criação” com Gustavo Duarte.
14:30 - "Pilares do desenvolvimento sustentável" com Gilka da Mata  - Promotora do Meio Ambiente. Loca: Auditório Multiuso Praça Cívia UFRN.
15:00 - Transporte Público Gratuito - Teoria e Casos. Local: Auditório do Departamento de Psicologia UFRN.
15:45 – FLIQ – “Não perca a piada: fazendo quadrinhos de humor”  com Flávio Luiz e Gustavo Duarte e mediação de Brum
17:00 - Lançamento de Livro "Ensino Superior: Saberes, Experiências, Desafios." Local: Pavilhão da FLIQ.
17:00 – FLIQ - Lançamento do livro "Caicó - subsídios para a história completa do município", do Pe. Eymard L'E. Monteiro, no Stand do Sebo Vermelho.
17:00 – FLIQ – Espaço do autor: Lançamento do Livro "Ensino Superior: saberes, experiências, desafios", Organizadoras: Alcínia Noutel, Elena Brutten, Glaúcia Pires e Isabel Huet.
18:30 – FLIQ -  Literatura Infantil e o Prazer da Leitura, com José de Castro, Lara Piau e Salizete Freire.
19:00 – FLIQ – Espaço do autor: Lançamento das HQs "Monstros!", de Gustavo Duarte (Cia. das Letras) e "Aú, o capoeirista" e "O cabra", de Flávio Luiz (Independente).
19:30 – FLIQ – Bate papo: Xico Sá e Carlos Fialho.
20:00 – FLIQ – Espaço do autor: Lançamento de livros e Sessão de autógrafos, com: Salizete Freire, Lara Piau e José de Castro.
20:30 – FLIQ - Entrega da Premiação do VI Prêmio Cosern Literatura de Cordel  e Entrega dos livros do V Prêmio Cosern Literatura de Cordel.
21:00 – FLIQ – Apresentação do Poeta e cordelista Antônio Francisco.

DIA 26 DE OUTUBRO 2012 (SEXTA)

08:00 - A Importância da Suplementação Mineralem Bovinos/Bom Profissional, Bom Produtor, Bons Índices Zootécnicos/ Avaliação do Sistema de Cria e Recria de Animais Provenientes da Agricultura Familiar. Local: Auditório Raimunda Germano - Departamento de Enfermagem UFRN.
08:00 - Modelo Atuarial para a Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social Utilizando Métodos Computacionais. Local: Sala G1 - Setor II UFRN.
08:00 - Economia Solidária: Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável. Local: Sala G2 - Setor II UFRN.
08:00 - Acolhimento Institucional: Uma Análise a cerca da Negação dos Direitos na Casa de Passagem. Local: SALA F2 – SETOR II UFRN
08:00 - Exposição NANOART. Local: Centro de Convivência UFRN.
08:30 – FLIQ  – Oficina:  “Arte-final” com o instrutor Wanderline Freitas.
09:00 - Exposição de Infláveis da Otorrino Laringologia - Caminhos da ORL. Local: Praça Cívica da UFRN
10:00 - "Energia a partir das Usinas de Lixo" com Marcelo Langer gerente florestal da Faber Castell. Local: Auditório Multiuso Praça Cívica UFRN.
11:30 - As Relações Econômicas Bilaterais entre a União Européia e o Brasil: O Setor Energético do Etanol da Cana-de-açúcar. Local: Auditório Oscarina - Escola de Enfermagem UFRN.
13:00 - Projeto TAMAR. Local: Auditório Oscarina - Escola de Enfermagem UFRN.
14:00- Lançamento da Emissão Postal Conjunta  Brasil-Portugal: A Força Da Língua Portuguesa - Cruz E Sousa E Fernando Pessoa (Emissão Especial). Local: Auditório Multiuso Praça Cívica UFRN
14:00 – FLIQ – Bate papo: Gustavo Duarte e Milena Azevedo.
14:30 - Como Está a Qualidade das Águas dos Mananciais Superficiais do Rio Grande do Norte? Local: Auditório Oscarina - Escola de Enfermagem UFRN.
14:30 - "Resfriamento Global nos Próximos 20 anos" com Professor Luiz Carlos Baldicero Molion. Local: Auditório Multiuso Praça Cívica UFRN.
15:30 – FLIQ – Oficina: “Aprenda o que é Cordel” com o instrutor Izaias Gomes.
15:45 – FLIQ - Espaço do autor:  Sessão de autógrafos e sketches com Gustavo Duarte.
16:00 - Energia Eólica no RN: Que Vantagem Temos com Isso? Local: Auditório Multiuso Praça Cívica UFRN.
16:15 - "Energia a partir da Biomassa Florestal" com Marcelo Langer - Gerente Florestal da Faber Castell. Local: Auditório Multiuso Praça Cívica UFRN.
17:00 – FLIQ – “Educação Empreendedora”  com a Consultora Ednélvia Custódio Maia Correia (Sebrae).
17:30 - Sociedade Contemporânea e o Protocolo de Quioto: O Mundo em Prol do Meio Ambiente. Local: Videoteca 2 da BCZM.
18:15- “Empreendedorismo Individual”  com  Cida Santos - Instrutora do Sebrae. Local:Auditório Multiuso Praça Cívica UFRN.
18:30 - FLIQ – “O Centenário de Luiz Gonzaga” com os convidados Kydelmir Dantas, Múcio Procópio e mediação de Francisco Alves.
19:00 – FLIQ - Espaço do autor: Lançamento do Livro “A arte de nascer”, com Carolina Damásio e Drika Duarte.
19:00 – FLIQ - Desfile de Cosplay.
19:30 – FLIQ – “Literatura e Filosofia” com Márcia Tiburi.
20:00 – FLIQ - Espaço do autor: Lançamento do livro "Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte", de Kydelmir Dantas.
20:00 - A Responsabilidade das Concessionárias na Vida Civil. Local: Videoteca 2 da BCZM.
20:30 - FLIQ – “O desafio da charge” com Maurício Ricardo (Charges.com), Brum e Ivan Cabral.

 DIA 27 DE OUTUBRO (SÁBADO)

 09:00 - Exposição de Infláveis da Otorrino Laringologia - Caminhos da ORL. Local: Praça Cívica da UFRN

 DIA 28 DE OUTUBRO (DOMINGO)

 09:00 - Exposição de Infláveis da Otorrino Laringologia - Caminhos da ORL. Local: Praça Cívica da UFRN

EVENTOS PARALELOS (Programação disponível nos respectivos sites dos eventos)

22 A 24 DE OUTUBRO - II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
22 A 25 DE OUTUBRO - VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DOS ESTADOS AMERICANOS – VI SIEA (INFO: (84) 32153580, (84) 91936289)
22 A 26 DE OUTUBRO -  SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS UFRN 
22 A 26 DE OUTUBRO - I SEMANA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA UFRN
22 A 26 DE OUTUBRO - SEMANA DE ENGENHARIA MECÂNICA
22 A 26 DE OUTUBRO - SEMANA DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
22 A 26 DE OUTUBRO - SEMANA DE ESTATÍSTICA 2012
22 A 26 DE OUTUBRO - SEMANA DE ENGENHARIA QUÍMICA
22 A 26 DE OUTUBRO - SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PRODEMA
22 A 26 DE OUTUBRO - I ENCONTRO REGIONAL DE ECOLOGIA
22 A 26 DE OUTUBRO - I SEMANA DE ESTUDOS EM ECOLOGIA DA UFRN
23 A 26 DE OUTUBRO - MOSTRA PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES
23 A 27 DE OUTUBRO - FEIRA DE LIVROS E QUADRINHOS DE NATAL - FLIQ
24 A 26 DE OUTUBRO - I SEMINÁRIO ERGOTRIP DESIGN (INFO: 3342-2398)
24 A 26 DE OUTUBRO - XI SIMPÓSIO DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS - “A MULTIDISCIPLINARIDADE DAS CIÊNCIAS DO MAR: 50 ANOS DE CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA DA UFRN”
27 DE OUTUBRO - UFRN NA COPA

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Yujô Fest III

Neste evento ainda namorava com meu marido.

Tivemos a Tânia Gaidarji dublando Bulma e a sorte de ter uma cosplay, cosplayada de Bulma. Assim a apresentação ficou excelente.



           Jaspion        
            Jack Sparrow                



















Sabaku no Gaara                                                                                       até tivemos um cavaleiro de ouro.
                                                                                                           



Ela está em todos os eventos do Yujô













Tivemos apresentação de capoeira


Paint Boll, fiquei danada porque não pude participar do paint, mas quem participou adorou. Como também standes com muita variedade. Cá pra nóis, saíram quase sem mercadoria. ^.^

                                           Tivemos muitas paletras, que estavam lotadas

Este não pude, pois estava grávida e com um barrigão, então pular não era recomendado.


Jogos de mesa. E olha que quase tiveram que ocupar o chão.


Jedais. Tiveram muitas fotos com a uta dos dois.


Oficina de pintura. Quem pode pagar, levou o seu desenho pra casa.
















Teve uma brincadeira com as esferas. Não são lindas???






















Bonito, né??? E muito cheiroso (meu maridão que me perdoe). Rodrigo cantou e encantou o público com sua voz e espírito. Sim...pois ele canta com o coração.


Nossa...os dois dias de evento foram os melhores. Este ano não terá evento, mas terão mine eventos. Os quais, ficaram aqui, devidamente registrados.